café ajuda a prevenir o mau hálito

O café ajuda a prevenir o mau hálito?

Saiba se o café ajuda a prevenir o mau hálito ou se o piora. Isso porque, ele possui um cheiro gostoso, mas também possui características que contribuem para o odor na boca. Então, a seguir, entenda porque isso acontece e como evitar.

Veja se o café pode causar mau hálito

Apesar do cheiro gostoso dessa bebida durante o preparo ou na xícara, por muito tempo acreditou-se que ele é um inimigo para quem deseja manter o hálito saudável. Pois existem propriedades nos grãos que, de fato, influenciam o odor bucal.

O principal motivo para que isso aconteça é a própria cafeína, que funciona como energético, mas também provoca menor produção de saliva. Assim, quando a boca fica seca, a lubrificação para limpeza dela fica prejudicada.

Essa condição cria o ambiente perfeito para bactérias e fungos que causam o mau hálito. Dessa forma, tal situação incomoda tanto a própria pessoa, quanto quem está próximo. A intensidade desse odor varia de acordo com a quantidade de cafeína presente na bebida.

Desse modo, quanto maior a concentração dessa substância, maior a chance de ficar com mau cheiro na boca após consumir e não escovar ou mascar um chiclete, por exemplo.

Misturas com café pioram o mau cheiro

Quando essa bebida tão querida está com outros acréscimos comuns no dia a dia de casa ou das cafeterias, a união pode piorar o odor. Alguns exemplos são:

  • Leite;
  • Chocolate;
  • Açúcar.

Saiba como o café ajuda a prevenir o mau hálito

Mesmo com essas crenças sobre o cheiro da boca, um estudo realizado em Israel sugere o contrário. A pesquisa usou o extrato do café para analisar porque ele provoca mau odor.

Os resultados, porém, mostraram que o café ajuda a prevenir o mau hálito de certa forma, pois tem compostos que de forma isolada combatem o odor. Aliás, o pesquisador deste estudo até teve a ideia de usar esses elementos para criar enxaguantes bucais.

café ajuda a prevenir o mau hálito
Foto: Pesquisas divergem se o café ajuda a prevenir o mau hálito ou não.

Dicas para evitar o mau hálito após tomar café

Como a ideia do estudioso ainda não faz parte do dia a dia, o que resta é buscar outras alternativas para aproveitar a bebida sem sofrer com esse problema. Afinal, abandoná-la não é uma opção para os amantes do grão.

Para evitar isso, portanto, alguns cuidados básicos com a higiene bucal e com a alimentação são essenciais. Então, comece a criar esses hábitos na sua rotina:

  • Beber mais água para hidratar a boca e evitar a proliferação de bactérias e fungos;
  • Usar enxaguante bucal após tomar café;
  • Evitar adicionar açúcar e leite;
  • Comer maçã e alimentos com bastante água;
  • Mascar chiclete de menta;
  • Escovar os dentes e a língua.

Fazendo tudo isso, é provável que você não precise se preocupar se o café ajuda a prevenir o mau hálito ou não. Aliás, para qualquer alimento, essas ações vão ajudar.

Café ajuda a prevenir o mau hálito apenas em casos especiais

De acordo com a pesquisa em Israel, esse grão tem alguns compostos que mantêm o bom cheiro bucal. Mas, apenas caso o extrato seja separado e isole esses elementos, o que ainda não está fácil para o seu café da manhã, por exemplo.

Agora, porém, você já sabe que o café ajuda a prevenir o mau hálito em situações mais específicas apenas. Assim, na sua rotina de fã da bebida, os cuidados e dicas de higiene continuam sendo importantes para curti-la à vontade.

Não se esqueça de conhecer a loja da Bicafé na Shopee. Por lá, há uma grande variedade de cápsulas para provar e se encantar com o sabor e aroma.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.