álcool e café

Álcool e café combinam juntos?

O álcool e café, seja juntos ou separados, é cheio de mitos e várias curiosidades que cercam as duas bebidas. Por isso, este artigo trouxe algumas questões para você entender os benefícios e qual a forma certa de tomar essas iguarias.

Álcool e café podem ser consumidos juntos?

Misturar álcool e café é uma das mesclas mais usadas pelos amantes das duas bebidas, visto que elas podem sim, ser consumidas juntas. No entanto, há muitos mitos que rondam essas iguarias e precisam de esclarecimento, por exemplo:

  • ingerir os dois não faz mal, há vários drinks com a mistura;
  • o café não corta o efeito de embriaguez do álcool.

A combinação calha muito bem em uma série de coquetéis, cuja textura fica mais leve e suave, além do sabor único pela essência da junção. Por isso, é seguro afirmar que a mistura de café com o álcool trará uma qualidade especial à sua bebida.

álcool e café
A mistura de álcool e café é um dos principais drinks dos amantes das duas bebidas. Imagem de Charlotte May no Pexels.

O efeito do álcool

Com o álcool, a pessoa pode ter alteração nos sentidos ao tomar em altas quantidades. Porém, há quem tome café para tentar cortar o efeito da embriaguez, mas isso não será possível, o máximo que ocorre é diminuir o cansaço.

O efeito estimulante da cafeína

A cafeína é um estimulante natural que, ao ingerir, a pessoa tende a ficar mais alerta por muito mais tempo. Por esse motivo, muita gente pensa que ao tomar uma cápsula de café, por exemplo, irá cortar os efeitos do álcool e manter a sobriedade.

Os riscos do álcool e café

Mesmo que seja uma combinação com sabores ótimos, ingerir os dois juntos irá criar uma sensação falsa de segurança no seu cérebro. Além disso, o álcool em si, libera uma substância de nome GABA, que traz a sensação de sono e de extremo cansaço.

Ingerir álcool e café faz bem para a saúde?

Tomar álcool e café juntos não fazem bem para a saúde, no entanto, ingerir as duas bebidas de forma separada tem as suas vantagens. Uma vez que eles podem estar na sua rotina, desde que tome-os de forma isolada, entre elas, há alguns bem importantes, como:

  • previne a hipertensão;
  • controla a diabetes;
  • diminui o ganho de peso.

São algumas das vantagens que terá, tudo isso graças a vitaminas que estão presentes em boa parte das bebidas alcoólicas, como a cerveja. Contudo, veja a seguir o que essas duas bebidas podem trazer de forma isolada para sua saúde, então leia com atenção.

Benefícios do álcool

A maioria das bebidas alcoólicas possuem vitaminas, como é o caso da cerveja, que traz consigo o ferro, ácido fólico e cálcio em sua fórmula. Isso significa que ao ingerir, elas irão ajudar o sistema cardiovascular do seu corpo a funcionar da melhor forma e o protegem.

Benefícios do café

Quem entende tudo de café, sabe que essa bebida é capaz de reduzir as chances de você obter algum tipo de doença crônica. Além disso, a iguaria também ajuda no desempenho de atividades físicas, uma vez que a cafeína é capaz de deixar a pessoa mais ligada. 

Como tomar as duas bebidas

A melhor maneira de tomar tanto o álcool quanto o café é ingerir com moderação. Em síntese, o excesso das duas podem trazer danos à saúde, mesmo que tenham benefícios. Por isso, o ideal é sempre ter uma dieta saudável que controle todo o consumo.

álcool e café
Tome álcool e café com moderação, sem exageros, para não prejudicar a sua saúde. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

Álcool e café anulam um ao outro?

Ingerir álcool e café, seja da maneira que for, não anula os efeitos da embriaguez. Embora haja muitos drinks com as duas, o saber é o único fator que diferencia a iguaria, mas não tira a sensação de ficar bêbado. 

Não importa se você consome junto ou um após o outro, o efeito irá continuar. No entanto, o que vai mudar é que a cafeína pode reduzir o cansaço que o álcool causou, mas não irá ajudar nos problemas cognitivos.

É preciso metabolizar

Para o efeito do álcool passar, você precisa de tempo para que o seu corpo metabolize a quantidade de bebida que ingeriu. Em síntese, o café não acelera esse processo, pois mesmo que ele reduza efeitos negativos do cérebro, a sensação de embriaguez continua.

Efeito enganoso do álcool e café

Um dos efeitos enganosos é a falsa sensação de estar sóbrio ao ingerir café para cortar a ação do álcool no seu organismo. Todavia, o que acontece é que com o cansaço você percebe que está bêbado, mas a cafeína dá ânimo que causa confusão no seu cérebro.

Qual conclusão tirar sobre o álcool e café?

A conclusão sobre álcool e café é que você pode ingerir ambos juntos num drink de forma moderada, mas jamais em excesso. Todavia, é importante lembrar que um não corta a ação do outro, o que pode dar várias sensações no corpo, como:

  • a falsa noção estar sóbrio depois de ingerir bebida alcóolica;
  • confusão no cérebro;
  • os problemas cognitivos da ação do álcool permanecem

Isso significa que não adianta tomar café para tentar ficar sóbrio de forma mais rápida, é preciso tempo para isso, então, tenha bastante cuidado.Para finalizar o artigo, entre no site da Bicafé e confira as diversas opções de latte, cappuccino e muitos outros derivados. Lá, você verá opções de cápsulas, bem como máquinas de café para quem ama a bebida, além de várias opções de kits.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.