Adoçar café com mel: veja os principais benefícios e dicas importantes

Adoçar café com mel é um hábito que está cada vez mais forte na sociedade. Isso porque, as pessoas estão tentando ter um estilo de vida saudável. Assim, alguns alimentos famosos como o açúcar estão caindo em desuso, então, aprenda a degustar a bebida

O café precisa do açúcar para ser saboroso? 

Não é necessário uma grama de açúcar para que o café fique saboroso. Inclusive, para quem acredita que esse ingrediente é o único que tira o amargor da bebida, saiba que isso é um grande mito. Dessa forma, deixar o açúcar de lado não precisa ser uma tortura. 

Foto: Adoçar o café com mel vai te ajudar a manter aquele docinho especial 

Nem sempre foi assim

Por ser um item de baixo custo, o açúcar se tornou muito popular. Mas, isso só aconteceu porque o povo europeu trouxe ele no século XVI. Desse modo, antes desse período as pessoas usavam outros itens para adocicar o paladar, como o mel e a canela. 

Hoje em dia muitas pessoas, em especial, os críticos de café, sempre provam a bebida de forma pura. Assim, eles conseguem apreciar o seu sabor, sem ter interferência de nada. Contudo, se você não quer abrir mão do doce, uma boa opção é adoçá-lo com mel.  

Por que adoçar café com mel? 

Para manter a saúde e o sabor do café. Afinal, por ser um alimento neutro, o mel tem o poder de adoçar a bebida e não alterar o seu sabor. Além disso, existem outras vantagens de adoçar café com mel, por exemplo:

  • Tira o gosto amargo; 
  • Auxilia o café na energia no corpo; 
  • Reduz a pressão arterial.

O mel e o café são alimentos naturais que juntos podem fazer muito bem para o corpo. Então, se você adora essa bebida, mas já queria parar de tomar por causa do açúcar, essa pode ser a solução perfeita. 

Adoçar o café com mel ajuda a dieta

O mel e o café ajudam a acelerar o processo de digestão. Além disso, ele tem baixas calorias e teor glicêmico. Portanto, o doce dele não vai virar gordura, assim, você vai conseguir ter resultados melhores na dieta. 

Quais são os nutrientes do mel? 

O mel é rico em vitamina C. Dessa forma, ele ajuda a melhorar a imunidade do corpo e deixa o organismo mais resistente a possíveis enfermidades. Além disso, esse alimento contém vários outros benefícios nutricionais, como:

  • Diminui o colesterol; 
  • Alivia dor de garganta e a asma;
  • Ajuda a tratar hemorroidas; 
  • Combate a obesidade; 
  • Melhora a ansiedade. 

O mel pode ser um ótimo aliado para manter a qualidade de vida. Afinal, um dos segredos para viver bem e ter energia durante o dia é alcançado com hábitos saudáveis. Então, uma boa forma de começar é adoçar café com mel, sempre. 

Como conservar o mel da forma correta?  

O tempo de consumo do mel é de até dois anos. Contudo, como qualquer  alimento, se ele não for conservado da forma correta, esse período pode reduzir. Além disso,  o mau uso do produto pode estimular o surgimento de bactérias nocivas

Para conservar o produto ao terminar de usar sempre feche bem o pote e o deixe em um local que não tenha contato direto com o calor. Outro ponto é nunca colocar a colher na boca e depois do pote. Dessa forma, você consegue manter o produto sempre fresquinho. 

Quais são os benefícios da cafeína? 

A cafeína tem o poder de estimular o sistema nervoso central, por isso, ao consumi-la você passa a se sentir mais enérgico. Porém, ao contrário do que muito pensam, tomar café traz outros benefícios, por exemplo:

  • Estimula a função do cérebro;
  • Promove a saúde dos olhos;
  • Previne as pedras no rim. 

Esses são apenas alguns benefícios do consumo da bebida. Ou seja, o seu corpo vai conseguir aproveitar ainda mais esse alimento. Então, caso goste, pode aproveitar a tarde fria, para adoçar café com mel e tomá-lo sem medo de ser feliz. 

Cuidado com os excessos 

O consumo em excesso do café pode causar overdose. Afinal, a cafeína é um estimulante natural. Além disso, o consumo desmedido pode trazer vários malefícios, como tremedeiras, dor de estômago e até insônia. Então, nunca tome mais de 600 ml de café por dia. 

Foto: Adoçar café com mel na medida certa vai ter ajudar a ter um dia mais proveitoso 

Adoçar café com mel é melhor do que com adoçante? 

Sem dúvidas, adoçar café com mel é melhor do que o adoçante. Uma vez que, ele é um ingrediente natural, mais nutritivo e saboroso. Além disso, deixar de lado esses produtos industrializados pode trazer outras vantagens, por exemplo:

  • Menor custo a curto prazo;
  • Evita problemas cardiovasculares;
  • Menos risco de ter infertilidade.

De acordo com alguns estudos, o uso a longo prazo do adoçante pode diminuir a fertilidade. Então, para evitar que isso aconteça, o mel pode ser um ótimo substituto. Assim, você vai poder tomar uma bebida docinha e sem peso na consciência. 

Parece inusitado, mas o adoçante a longo prazo acaba dificultando o processo de emagrecimento. Isso porque, ele tem baixo teor calórico e as pessoas tendem a comer mais doces quando estão consumindo ele. 

Pode adoçar café com mel quantas vezes por dia? 

Quantas vezes você quiser se for respeitada a quantidade. Como qualquer outro alimento, se consumido em excesso, pode trazer vários danos para a saúde, como ganho de peso e desenvolvimento de diabetes. 

O ideal é consumir no máximo trinta gramas de mel diárias. Ou seja, uma colher de sopa. Assim, divida essa quantia entre as xícaras que consome ao longo do dia para não ter problemas. 

Quem é diabético pode adoçar café com mel? 

Apesar de ser um item doce, pessoas com diabetes podem adoçar café com mel. Porém, deve existir um acompanhamento médico. Isso porque, essa doença exige uma dieta rígida. Portanto, sempre pergunte ao profissional a quantidade diária necessária. 

Qual o melhor mel para adoçar o café? 

O mel de laranjeira é o melhor, porque ele tem um sabor bem suave e cítrico. Logo, combina bem com o café. Além disso, ele é ótimo para quem está com problemas intestinais. 

Caso você goste de um sabor mais marcante, o mel silvestre e eucaliptos, podem ser os ideais. O mel eucalipto é ótimo para quem está com algum tipo de resfriado ou inflamação. Portanto, se é o seu caso, tente colocar uma colher desse alimento no seu café da tarde. 

Já o mel silvestre é excelente para combater as rugas e acne. Isso acontece porque esse item tem um poder antioxidante. Ou seja, ele remove toda impureza do corpo. Então, se você quer se livrar desse problema, adoçar café com mel pode ser a solução.

Como adoçar café com mel? 

Você pode colocar o mel direto na xícara ou fazer uma receita que vai deixar qualquer um com água na boca. Caso opte por fazer, saiba que o processo é de fácil execução. Assim, até os menos experientes vão conseguir finalizar. 

Ingredientes 

Para preparar uma receita simples de café com mel é preciso de alguns itens. Portanto, confira quais são e separe-os para realizar uma bebida deliciosa e que vai trazer mais saúde. Então, são eles:

  • 1 cápsula de café; 
  • ½ xícara de leite; 
  • 1 colher de sopa de mel; 
  • 250 ml de água. 

Optar pela cápsula de café é mais vantajoso. Afinal, em poucos segundos você tem uma bebida pronta sem a necessidade de muitos produtos. Além disso, mantém o sabor marcante da bebida.

Modo de preparo 

Comece preparando o café em cápsula na máquina. Em seguida, adicione o leite, e por fim, basta adoçar café com mel. Caso queira, você pode colocar uma colher de essência de amêndoa. Assim, a sua bebida vai ter um toque especial. 

Sugestão de acompanhamento 

Não deixe de escolher acompanhamentos para o café. Então, essa bebida combina muito bem com bolo de laranja, cookies ou bolo fubá. Contudo, se você é um fã dos salgados, pode optar por pão de queijo, misto quente ou até mesmo uma torta salgada.  

Comece sempre aos poucos 

Toda mudança pode causar estranheza. Então, se você não tem o hábito de tomar café só com açúcar ou adoçante, comece sempre aos poucos. Assim, você não vai causar um impacto tão grande no seu paladar. 

Para iniciar, veja quantas vezes você toma café por dia. Depois, é só dividir. Ou seja, se  consome três ao dia, comece substituindo apenas uma. Mas, não é de se surpreender se na primeira vez que você adoçar café com mel, não queira mais nenhuma outra coisa. 

Com o tempo você vai perceber que o mel além de ser muito saboroso é melhor para a saúde. Portanto, com o uso frequente a melhora do corpo de forma geral vai ficar bem visível. Assim, provavelmente, você nunca mais vai querer deixar de usar. 

Para garantir a melhor bebida, compre as cápsulas de café Bicafé. Afinal, a empresa possui produtos de alta qualidade e sabor. Com isso, trocar o açúcar pelo mel ficará ainda mais saboroso.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.