café acaiá

Tudo sobre o café acaiá

O café Acaiá é um dos mais raros grãos e está em terras brasileiras, lugar em que muita gente ama essa bebida no dia a dia. A seguir, saiba tudo sobre ele, da origem do nome às vantagens de cultivo.

Conheça a origem do café Acaiá

Sem dúvida, o café é uma das bebidas marcantes para a cultura brasileira. Ele está presente não só no cotidiano, mas também na história e economia do país. Como um dos maiores produtores, também é aqui que surge uma variedade rara.

O Acaiá é uma espécie de café que se desenvolve muito bem no Brasil e é considerado característico desse país. Embora sua origem venha de outras terras, foi no continente sul-americano que encontrou as condições perfeitas.

Esse grão está na categoria arábica, o que significa que ele é de alta qualidade. Então, o café Acaiá apresenta algumas diferenças tanto nas sementes quanto no sabor. A seguir, descubra as características e as regiões de plantio no Brasil.

Características do café Acaiá

Uma das características que mais se destaca é o tamanho dos grãos. Como o nome de origem tupi-guarani sugere, as sementes são maiores do que outras variedades. Além disso, a planta dele chega aos quatro metros de altura.

Por conta de fatores naturais durante o processo de cultivo à sua colheita, o café Acaiá tem  sabores variados de acordo com cada safra. Mas, essa é uma mudança sutil que não atrapalha a experiência de consumi-lo.

No sabor, em geral, o Acaiá possui um gosto mais suave que outros cafés. Por isso, ele é a opção mais usada para bebidas mais requintadas, ao estilo gourmet. Ele também possui uma concentração menor de cafeína, o que o qualifica ainda mais ao paladar de alguns.

Outra característica interessante sobre o sabor é que ele é mais doce e lembra o chocolate. Então, algumas pessoas nem adicionam açúcar ao café. Ainda assim, ele não fica tão amargo quanto outras variedades ficariam.

Saiba quais fatores naturais influenciam o café

Como no cultivo de qualquer planta, as condições ambientais podem modificar o fruto e a safra de modo geral. Alguns fatores que influenciam o Acaiá são:

  • Luz solar e chuvas;
  • Solo e altitude.

Entenda as vantagens desse cultivo

A planta do café sofre com algumas pragas e doenças comuns a qualquer cultivo. Mas, isso não é motivo para a produção cair. Essa é uma variedade que rende muito, chegando próximo a 30 sacas por hectare. 

Outra vantagem é a facilidade de adaptação que às condições ambientais e aos aparelhos mecânicos para colheita, porque apresentam um fruto grande. O tempo entre o plantio e a colheita também é atrativo, porque é de cerca de 200 dias, então é um prazo médio. 

Produção do Acaiá no Brasil

No país, a produção do café Acaiá ocorre em todo o território, afinal o ambiente brasileiro favorece todo o processo, do cultivo à colheita. Mas alguns estados ganham destaque nesse quesito. Assim, os principais produtores são Minas Gerais, São Paulo e Goiás. 

A produção e consumo dessa variedade, portanto, são ações que os brasileiros podem realizar. Assim, também poderão  comprovar por experiência a qualidade desse café tão raro.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.