Beber café antes do treino: há vantagens?

Beber café antes do treino pode ser uma ótima opção para quem deseja aumentar a performance. Afinal, a cafeína produz efeitos potenciadores no desempenho físico. Então, para entender como funciona, saiba mais no conteúdo a seguir.

Um aliado de peso nos exercícios físicos

O resultado de uma xícara de café é sentido minutos após o seu consumo. Em outras palavras, a melhora de humor e a disposição são evidentes. 

Sabe-se que os efeitos da bebida afetam quase todos os sistemas do corpo, devido a ação da cafeína no córtex cerebral. Portanto, ele age na liberação de dopamina, que é responsável pela sensação de prazer. 

A partir daí, o aumento da circulação sanguínea estimula a ação cardíaca, transformando a oxidação de lipídios em energia e ácidos graxos para os músculos.

Efeitos do café durante o treino

O consumo antes da atividade física oferece alguns benefícios. Dessa forma, os principais deles no organismo são:

  • Aumento da disposição;
  • Melhora do foco e da concentração;
  • Alívio da fadiga;
  • Euforia.

Saiba quanto tempo antes do treino você deve tomar café

Por ser de rápida absorção pelo sistema, o seu pico de ação no organismo é entre 15 min e duas horas. Porém, a duração dos efeitos pode chegar a 10 horas. Desse modo, tomar café até 30 minutos antes garante um bom desempenho no treino.

Quantas xícaras de café beber antes de praticar atividades físicas

A quantidade ideal para um adulto saudável é de 300 a 400 miligramas por dia, segundo o G1. Uma xícara de café equivale a 75 mg. Dessa maneira, uma antes de cada treino é o suficiente.

Café após o treino

A cafeína e o ácido cafeico, compostos do café, ajudam na absorção de glicose para dentro do músculo. Em doses mínimas, pode melhorar o estoque de glicogênio gerando, então, uma maior recuperação das fibras musculares para o próximo treino.

Tomar café antes do exercício e após, tem efeitos positivos em algumas pessoas. De fato, a bebida pode ser benéfica desde que ingerida em doses apropriadas. Seja pré ou pós as práticas físicas, as vantagens são muitas.

Café ou suplementação de cafeína

A diferença em tomar a bebida antes do treino ou fazer o uso de cafeína anidra, muito comum em suplementos, está na combinação de suas substâncias.

O café possui outros elementos que, aliás, oferecem diversos benefícios. Tanto quanto a ação do ácido clorogênico, que tem um efeito positivo no metabolismo energético, aumentando o gasto de calorias e tolerância à glicose, convertendo gordura em energia. 

Nos exercícios de musculação, por exemplo, o estímulo da cafeína está ligado a sua ação no córtex cerebral, que dá uma maior sensação de força e resistência. 

Ao mesmo tempo, alguns estudos remetem o poder do efeito da mesma nas fibras do tipo 1, responsáveis pela força muscular.

Já a troca de gordura por energia é um aliado para quem deseja perder peso e ganhar massa. Ao passo que, o café é o melhor estimulante cerebral para qualquer tipo de treino e para o dia a dia, no geral. 

Tenha o melhor na sua rotina

Consuma os de cápsula da Bicafé, para ter mais diversidade de sabores, bem como aromas. Sem dúvida, a experiência será única.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.