Os livros sobre café que você precisa conhecer

Os livros sobre café pertencem a um campo bastante restrito na literatura. Assim, a leitura dessas publicações de teor técnico e informativo pode agradar os leitores que apreciam essa bebida. Por isso, esta seleção cita algumas das melhores obras sobre o assunto.

5 bons livros sobre café

Essas indicações tem por objetivo mostrar para os apreciadores de um bom café um pouco da literatura que existe sobre esse grão.

Naquele momento especial de degustar uma xícara da bebida, de fato, a companhia de uma boa obra sobre o assunto será um prazer a mais.

1 – História do café

Este livro foi escrito por Ana Luiza Martins, historiadora especializada no tema. Assim, o leitor poderá ter acesso a informações e curiosidades sobre o café. Dessa forma, a autora entrega ao público uma narrativa agradável e bem humorada.

Ao tratar de aspectos históricos da cultura e do consumo do mesmo, o livro informa como ele se espalhou pelo mundo, bem como o seu papel na cultura e na sociedade. 

Também será possível conhecer a trajetória da bebida, bem como, a sua origem como planta exótica e sua transformação em um produto de consumo global:

  • Autor: Ana Luiza Martins;
  • Editora Contexto;
  • 320 páginas.

2 – O livro do café

Escrito pela norueguesa Anette Moldvaer, juíza de campeonatos internacionais e especialista em torra, este livro conta um pouco sobre a história do café, como surgiu e a descoberta de sua característica estimulante.

Ainda, descrições das diferentes espécies, bem como informações de cultivo e limpeza, separação e descasque dos grãos. E mais, é apresentado no livro um mapa com os melhores e maiores produtores:

  • Autor: Anette Moldvaer;  
  • Editora Publifolha;
  • 224 páginas.

3 – Guia do barista – da origem do café ao espresso perfeito

Escrito pelo cafeólogo brasileiro Edgard Bressani, esta obra tem um caráter mais técnico e direcionado a profissionais que lidam com o preparo do café. Assim, traz informações e dicas sobre cafés especiais de diferentes lugares do mundo.

Com um capítulo dedicado à arte da torra, sem dúvida, este é um dos livros que não podem faltar na sua lista de leituras:

  • Autor: Edgard Bressani;
  • Café Editora;
  • 224 páginas.

4 – Receitas com café…bem simples

Um livro de Ivy Contract, autor de livros culinários, que vai fazer os coffee lovers pirarem. Afinal, a publicação apresenta receitas deliciosas, com passo a passo, que utilizam o café como ingrediente principal.

A obra apresenta doces, salgados, sobremesas e drinks. Assim, o autor ressalta a qualidade versátil do café além do uso em forma granulada, em pó, licor ou pronto:

  • Autor: Ivy Contract;
  • Editora Marco Zero;
  • 208 páginas.

5 – Apaixonados por café

Este livro é um passo a passo que ensina a fazer desenhos com leite vaporizado sobre o café. Assim, a obra destina-se a profissionais do ramo ou entusiastas que queiram aprender a técnica:

  • Autor: Ryan Soeder e Kohei Matsund;
  • Quarto Editora;
  • 96 páginas.

Outros livros sobre café que merecem sua atenção

Antes de mais nada, há no mercado uma infinidade de livros para todos os gostos e públicos sobre essa paixão nacional.

Caso a sua intenção seja se aprofundar na história do cultivo do grão de café no Brasil ou curte arquitetura e sempre se perguntou o porquê da cafeteria ser tão apaixonante para se reunir com os amigos. 

Seja como for, deixe a sua bebida em cápsula favorita preparada, a fim de conhecer mais algumas leituras essenciais para quem não perde a chance de provar um cafezinho.

Foto: Os livros sobre café só enriquecem a paixão das pessoas por essa bebida

Perfume de Sonho

Antes de mais nada, o trabalho do Sebastião Salgado dispensa apresentações. Assim, neste livro sobre café, o mineiro retrata em preto e branco, pessoas de diversos países que são responsáveis pela cultura cafeeira. Dessa forma, são eles:

  • Brasil;
  • Guatemala;
  • Índia;
  • China;
  • Tanzânia.

É uma verdadeira obra de arte indispensável para um amante do café. O olhar sensível do fotógrafo captura toda a beleza por trás do cultivo do grão.

Fotografia que deixa qualquer um surpreso

São setenta e cinco fotos de tirar o fôlego que mostram o cultivo do café arábica. Nelas estão imagens de pessoas simples que tem na cafeicultura não só o seu ganha pão, mas toda sua vida é entrelaçada com o café, muitas vezes sendo passado de geração a outra.

Brasil do café a indústria é um dos livros sobre café

Antes de mais nada, este livro é um clássico para aqueles que querem conhecer a história do grão no país. Nele, então, é retratado o setor cafeeiro paulista do século XIX, época de ouro, em que ele era o principal responsável pela economia. 

Só que a obra também retrata o processo de industrialização que ocorreu no Brasil, a partir de 1880, sendo uma boa leitura para entender como o café fez e faz parte da história brasileira.

Loucos por café

De antemão, o autor Leandro Fortes, conta a história do italiano Antonello Monardo. de fato, para quem não sabe, o seu nome é sinônimo de bom café em Brasília. Ele ainda mantém uma torrefação mais gourmet e uma escola para formação de baristas no Distrito Federal. 

Uma opção de aprender ainda mais sobre a bebida

Neste livro sobre café, você encontra receitas deliciosas com o grão, que contam com a tradição familiar de Monardo. É mais uma opção de aprender sobre a bebida, passeando pela história da família de Monardo.

Café com design é um dos livros sobre café

A princípio, essa leitura é perfeita para quem curte design e arquitetura, além de tecnologia. Em especial, do ambiente das cafeterias, que hoje são usadas para socializar com os amigos e até mesmo para trabalhar. Ele une este universo com o café.

Por último, também estão reunidas ali diversas receitas e ideias de harmonização, desde as mais clássicas até as mais exóticas.

O Sonho do café

Esse grão pode ser um ótimo negócio. Sabendo disso, Andrea Illy, empresário dono da marca italiana Illy, uma das maiores marcas de espresso do mundo, compartilha a sua história, da sua família e os conhecimentos que acumularam durante os anos.

A obra, aliás, fala dos prós do café para a saúde, passando por encontros com artistas fãs da marca. Enfim, é o relato de um empresário de sucesso apaixonado por café.

Uma leitura imperdível

A princípio, o sonho do avô de Illy era oferecer ao mundo a melhor bebida. Com trabalho, dedicação e amor, de fato, isso se concretizou. 

Por último, este livro sobre café traz a mensagem positiva de que trabalhar com afinco em sua paixão, sem dúvida, pode ser o primeiro passo para realizar grandes conquistas.

Foto: Os livros sobre café são uma fonte de inspiração para muitos leitores

Eu amo café, um dos livros sobre café mais interessantes

Antes de mais nada, ele é uma bebida super versátil e com ele, pode-se fazer infinitas receitas de café. Pensando assim, a autora Susan Zimmer, escreveu um verdadeiro guia de como usar a bebida. Neste livro, é discutido vários detalhes, por exemplo:

  • Tipos de torra;
  • Moagem;
  • Controle de qualidade do grão.

Por último, saiba que o livro conta com mais de 100 receitas, sendo uma fonte de inspiração para quem quer se aprimorar na cozinha.

Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas

Logo de cara, esse livro sobre café é recheado de belas fotos e ilustrações. Giuliana Bastos, criou uma obra capaz de despertar as melhores sensações por meio dessa bebida. Nele, ela aborda temas como:

  • Detalhada pesquisa histórica;
  • Informações curiosas sobre o grão;
  • Técnicas de qualidade e de produção.

Sendo assim, é um livro rico em informação, embora também seja recheado de receitas diferentes que agradam até os paladares mais exigentes.

Perfeito para quem quer aprender

De antemão, é um prato cheio para quem quer aprender sobre o cultivo, qualidade e produção. Assuntos de suma importância quando se pensa no café como potência econômica. 

Vale lembrar que o Brasil é segundo maior consumidor da bebida e um dos maiores exportadores do tipo arábica do mundo.

Por último, é interessante ver como o preparo do café evoluiu com o tempo, até chegar às modernas cápsulas, que contam com qualidade e são rápidas de preparar, como as da Bicafé, que você pode conhecer todo o catálogo em sua loja na Shopee.

Receitas com café

O livro Receitas com café foca em pratos criativos, já testados e aprovados. Além disso, ele tem o passo a passo do preparo, o que ajuda até os iniciantes na cozinha. Entre as delícias estão:

  • Biscoitos;
  • Doces;
  • Carnes;
  • Drinks;
  • Pratos lights;

Nas receitas, de fato, você pode usar o café já pronto em cápsula, por exemplo. Dessa maneira, o autor propõe explorar o sabor da bebida, até mesmo onde menos se espera.

Café

A obra Café do autor Carlos A. Andreotti é uma coletânea de receitas, ao todo são 100 preparos surpreendentes, que usa o grão para realçar o sabores inusitados em alimentos, como:

  • Carnes;
  • Peixes;
  • Risotos;
  • Massas;
  • Drinks.

Por último, esse livro sobre café é muito bem escrito, por conta disso, aliás, ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Gastronomia, um dos mais consagrados do país.

Café, um guia do apreciador também é um dos livros sobre café

Este é um livro mais técnico, os autores Francisco Alberto Pino e Celso Luis Rodrigues Vegro, dão dicas de como escolher o melhor grão. 

Apesar de informações mais específicas, ele é dedicado também a iniciantes, além de agradar os produtores e comerciantes que lidam com o café no dia a dia e se preocupam com a qualidade. 

Fique tranquilo caso ainda não tenha intimidade com o assunto. Basta preparar a sua bebida favorita em cápsula e começar a aprender mais sobre o grão.

Café combina com um bom livro

Agora, você possui uma lista recheada de dicas de leitura para aprender mais sobre a bebida mais querida do Brasil. Dessa forma, delicie-se saboreando o seu e lendo uma das sugestões citadas.

Prepare um cappuccino ou espresso da Bicafé, a fim de curtir o momento e torná-lo ainda mais especial.


One Reply to “Os livros sobre café que você precisa conhecer”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.