Café Bourbon: as diferenças entre o amarelo e o vermelho

Quem é fã desta bebida, sabe que o café Bourbon está entre os mais apreciados por oferecer qualidade de nutrição, sabor e aroma.

É possível que você já tenha provado um desses, porém, talvez não saiba que existem dois tipos: o vermelho e o amarelo. Assim, conheça as diferenças entre eles antes de escolher o seu próximo cafezinho.

O que é e qual a origem do Bourbon

Ele é uma das variedades do café Arábica, considerada uma espécie de alto padrão. Ele é encorpado e possui notas que lembram o chocolate. Também é conhecido por ter um aroma suave e que ao mesmo tempo revela um sabor intenso no paladar.

A origem do Bourbon é uma ilha tropical que fica localizada no Oceano Índico. Ele foi descoberto no século XVI pelos franceses e chegou ao Brasil em 1859 por interesses comerciais.

Desde então, os dois tipos de café Bourbon foram cultivados nesse país. Contudo, os amantes da bebida quente têm procurado cada vez mais por opções do amarelo.

Bourbon vermelho

Ele foi o primeiro a chegar em solo brasileiro e, logo no início já se destacou, sendo Minas Gerais uma das regiões que mais o cultivam. 

O seu nome vem do grão maduro, que apresenta uma coloração vermelha. No entanto, os pés deste tipo podem levar até 40 anos para atingir a qualidade máxima de maturação.

Já o sabor dessa variedade pode ser mais ou menos potente, pois depende das técnicas de cultivo utilizadas. Ainda assim, ele apresenta um aroma atraente e um sabor superior a maioria dos cafés brasileiros, sendo menos ácido e mais equilibrado no paladar.

Bourbon amarelo

Em geral, ele é mais apreciado do que o vermelho. Porque ele contém menos ácido oxálico, por isso, apresenta um sabor mais suave e mais doce, além de oferecer mais valor nutricional.

O Bourbon amarelo ainda tem a vantagem de ser cerca de 40% mais produtivo, portanto, a espécie preferida entre os produtores.

Devido a isso, aliás, é mais fácil de encontrar. Ele está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros, já que existem opções que vão desde os grãos até as cápsulas.

Conheça algumas vantagens de tomar café em cápsulas

As cápsulas têm o poder de conservar os nutrientes da bebida sem haver perda das suas propriedades nutricionais. Isso faz com que elas tenham uma qualidade superior em sabor e também em aroma se comparadas ao café em pó.

Também são mais práticas e feitas em dose única, o que facilita o dia a dia e não gera desperdícios. Além disso:

  • Elas são mais higiênicas que os grãos;
  • Bem como, não te obrigam a lavar a cafeteira a cada uso.

Veja as diferenças entre o Bourbon vermelho e o amarelo

As diferenças do café Bourbon vermelho para o amarelo envolvem alguns detalhes. Desde os níveis de produção, a qualidade dos grãos até os sabores.

O amarelo é considerado um café superior e com aromas mais doces. Por essas razões, ele é o mais apreciado.

Mas ambos são deliciosos e fazem parte dos tipos especiais de café Arábica que existem no Brasil e no mundo. Eles são perfeitos para combinar com os chocolates, avelãs e também vão muito bem como cafezinho após o almoço.

Invista em uma bebida quente de qualidade

Experimente os diversos sabores que a Bicafé oferece: cappuccino, espresso, café ao leite e muito mais.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.