Como fazer o pudim de café da Ana Maria Braga?

Como fazer o pudim de café da Ana Maria Braga?

O pudim de café da Ana Maria Braga tem suas variações, mas todas elas conquistam cada vez mais pessoas. Afinal, essa é uma sobremesa incrível e super simples de fazer. Então, acompanhe neste post o passo a passo completo dessa delícia.

Como fazer o pudim de café da Ana Maria Braga?

Para fazer o famoso pudim de café da Ana Maria Braga você vai precisar de ingredientes como o açúcar, ovos e a bebida já preparada. No entanto, é necessário entender que existe mais de uma versão dessa receita. Assim, confira quais são elas.

Pudim tradicional

A versão tradicional desse pudim é bem simples, mas tem um sabor incrível, então, vale a pena preparar em casa para provar. Para essa opção você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de café aromatizado;
  • 1 e ½ xícara de chá de açúcar;
  • 2 latas de leite condensado;
  • 500 ml de leite;
  • 8 ovos inteiros;
  • ½ xícara de chá de chocolate em pó;
  • 1 e ½ colher de sopa de café moído (o que dá uma média de 15 gramas).

Importante deixar claro que os primeiros ingredientes são para o preparo da calda. Já o restante se refere ao corpo do pudim em si.

Como fazer o pudim de café da Ana Maria Braga?
Fazer pudim de café não é complicado. Imagem do Pexels.

Método de preparo

O primeiro passo é derreter o açúcar em uma panela. Assim, coloque essa última em fogo médio e deixe caramelizar. Em seguida, baixe a temperatura e adicione o café diluído. Além disso, mexa tudo por cerca de 7 minutos, até que o caramelo se dissolva por completo.

Forma de pudim

Próxima etapa é colocar a mistura em uma forma de pudim e reservar. Após isso, pegue um liquidificador e coloque os ovos, o leite e o leite condensado. Ainda mais, adicione mais 1 e ½ colher de sopa de café.

É importante bater tudo por cerca de 2 minutos até que vire uma mistura homogênea. No entanto, neste processo você vai perceber uma espuma se formando. Assim, basta esperar ela dissolver.

Em seguida é só despejar tudo na forma com o caramelo. Além disso, não esqueça de colocá-la em banho-maria. Depois basta cobrir com papel alumínio e levar seu pudim ao forno até ele firmar (150 °C / mais ou menos 1h20min).

Sirva gelado

Por último, desenforme sua sobremesa quando ela estiver gelada e sirva como bem entender. Por ser bem simples, o pudim de café da Ana Maria Braga pode ser feito até mesmo por quem não tem muita habilidade na cozinha.

Pudim de café com crocante de castanha de caju

Essa é uma variação bem interessante e vai agradar muito os amantes de castanha de caju. Dessa forma, neste receita você encontra alguns ingredientes diferentes para o pudim, confira:

  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • manteiga;
  • açúcar;
  • 3 ovos;
  • 4 colheres de sopa de café;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 e ½ xícara de leite, cerca de 360 ml.

Já para o crocante de castanha você só vai precisar de:

  • 1 xícara de açúcar;
  • ¾ de xícara de chá de castanha de caju picada;
  • ½ xícara de chá de água fervendo.

Método de preparo

O preparo do pudim é igual, você só vai adicionar a essência de baunilha na mistura. No entanto, para o crocante é necessário atenção. Assim, coloque o açúcar em fogo baixo até que ele forme um caramelo.

Coloque água aos poucos para que o caramelo se dissolva. Em seguida, deixe tudo ferver até que se tenha o ponto de bala dura. Já fora do fogo, junte a castanha na mistura e coloque tudo em uma bancada pré-untada com manteiga.

Deixe esfriar bem, dessa forma, quando endurecer é só picar a placa de castanha e caramelo. Isso você vai colocar por cima do pudim e tenha certeza de que o sabor fica incrível.

Pudim de chocolate com uma calda de café

Essa receita é a mais diferente, visto que aqui o café vai no pudim e não na calda. Então, no preparo dessa última, é só adicionar o café diluído. Portanto, não tem nenhum segredo nesse processo.

Quando servir o pudim de café da Ana Maria Braga?

Você pode servir o pudim de café da Ana Maria Braga em qualquer ocasião. Assim, seja um jantar, um almoço ou até um lanche, afinal, essa é uma sobremesa refrescante e agrada à maioria das pessoas.

Como fazer o pudim de café da Ana Maria Braga?
O pudim de café não leva tantos ingredientes. Imagem do Pexels.

Vale mesmo a pena fazer o pudim de café da Ana Maria Braga?

O pudim de café da Ana Maria Braga é uma excelente opção de receita, porque é fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Porém, é essencial ter bastante atenção aos ingredientes e no método de preparo, em especial com a calda, para não deixar um gosto amargo.

É só seguir o passo a passo e tudo sairá como previsto. No mais, é interessante testar as variações dessa receita também. Afinal, essa é uma das sobremesas com café perfeitas para qualquer hora do dia.

Onde conseguir café de qualidade?

Essa receita só vai ficar incrível se você tiver um café de qualidade. Dessa forma, acesse o site da Bicafé e escolha entre as diversas cápsulas e grãos disponíveis.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.