Esfoliante com café: como fazer e quais são os seus benefícios?

Esfoliante com café: como fazer e quais são os seus benefícios?

O esfoliante com café é uma receita facial que pode trazer muitos benefícios para a pele e é bem simples de fazer em casa. Portanto, confira as dicas de como preparar esse composto neste artigo e quais cuidados você deve ter na hora de aplicá-lo.

Como fazer um esfoliante com café?

Para fazer um esfoliante com café, primeiro você irá precisar reunir os ingredientes. Em suma, são itens básicos e que, a princípio, a maioria possui em casa, são eles:

  • 1/4 de xícara de café, seja ele fresco ou a borra;
  • duas a três colheres de sopa de óleo de coco ou de amêndoas, ou azeite de oliva;
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo, ou granulado (para uma esfoliação intensa);
  • cinco a dez gotas de óleo essencial, como lavanda, hortelã, laranja, entre outros.

Como você pode ver, são ingredientes simples e fáceis de encontrar, após isso, é só seguir para o modo de preparo da receita. Em suma, você irá começar por preparar cada item, depois, reúna em uma tigela o café e o açúcar mascavo ou granulado e misture bem.

Adicione o óleo de sua preferência, ou azeite de oliva, até que a mescla dos ingredientes se torne uma consistência úmida, mas não muito líquida. Por último, adicione algumas gotas da essência para dar um aroma mais agradável à mistura.

Esfoliante com café: como fazer e quais são os seus benefícios?
Para fazer o esfoliante com café, você deve reunir todos os ingredientes primeiro. Imagem de Monstera Production no Pexels.

Guarde bem o esfoliante com café

Antes de usar o esfoliante com café, é vital que você o armazene em um recipiente hermético, como um pote de vidro, por exemplo. Isso é crucial para que a mistura se conserve bem e por muito mais tempo, e, além disso, mantenha o aroma em conservação.

O uso do esfoliante

Lave bem a pele antes de aplicar o esfoliante e a deixe um pouco úmida. Após isso, você irá aplicar uma porção bem generosa da mistura no rosto com movimentos leves e circulares, em especial, nas áreas secas e ásperas.

Deixe o produto agir por alguns minutos, depois, tire com água morna, mas, faça isso com cuidado para não prejudicar a sua pele. Contudo, não precisa usar todo dia, apenas duas vezes por semana é o ideal, a depender do quão sensível é o seu rosto.

Usar essa receita como esfoliante é um dos benefícios do café que vão além de apenas ingerir essa bebida e degustar o seu sabor. Por outro lado, é vital lembrar que a composição é um pouco abrasiva, então, evite aplicar a mistura com força.

Esfoliante com café: como fazer e quais são os seus benefícios?
Antes de usar o esfoliante com café, lave bem o rosto. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Quais são as outras receitas de esfoliante com café?

Você pode adaptar o esfoliante com café para outras receitas também, por exemplo, com mel, iogurte, cacau e muitos outros itens. Então, confira alguns deles nos tópicos a seguir e veja como são simples de fazer.

Mel e café

Para fazer esse esfoliante é bem simples, ao passo que o processo é muito similar ao modo de preparo e uso que você leu anteriormente. Nesse caso, o que fará é apenas adicionar de duas a três colheres de mel e misturar bem até que se forme uma mistura.

Esfoliante com café: como fazer e quais são os seus benefícios?
O esfoliante com café também pode ter a adição do mel para uma receita variada. Imagem de Julissa Helmuth no Pexels.

Iogurte e café

A mistura dos dois itens é um das receitas refrescantes com café que se pode fazer para esfoliar a pele, uma vez que deixa o rosto suave. Contudo, o processo é igual ao anterior, no entanto, você irá adicionar duas ou três colheres de iogurte natural e misturar bem antes de aplicá-la.

Cacau em pó e café

Nessa receita, você vai adicionar o cacau em pó junto com 1/4 de café, como nas dicas anteriores e misturar bem. A princípio, a combinação traz propriedades antioxidantes, o que é bom para a pele.

Quais são os benefícios do esfoliante com café?

O esfoliante com café é capaz de eliminar as células mortas que ficam na pele. Além disso, há muitas outras vantagens do uso dessa receita que faz bem para o rosto e vale a pena citar, por exemplo:

  • estimula a circulação do sangue pela massagem com o esfoliante feito de café;
  • possui ação antioxidante;
  • hidrata a pele conforme os itens extras, como o óleo de coco, mel ou azeite;
  • aroma que é capaz de revigorar os sentidos;
  • remove odores que ficam na pele.

Esses são alguns dos benefícios do café como esfoliante que são vitais para cuidar do seu rosto sem gastar muito. No entanto, lembre-se que você deve passar a mistura de uma forma leve e suave para não irritar a pele.

Esfoliante com café: como fazer e quais são os seus benefícios?
O esfoliante com café é capaz de eliminar as células mortas do rosto. Imagem de Polina Kovaleva no Pexels.

Quais cuidados tomar ao usar o esfoliante com café?

Antes de usar o esfoliante com café, faça o teste para saber se há reação alérgica ao aplicar a mistura em uma pequena parte do rosto. Em síntese, o ideal é esperar 24 horas para ver o resultado, caso sinta algo, não use o composto de forma alguma.

Também conheça o seu tipo de pele para saber qual é a combinação entre café e outros ingredientes que podem fazer bem a ela. Por fim, sempre faça massagens suaves e sem força, em movimentos leves, além disso, evite a área dos olhos para não causar irritação.

Conte com a  Bicafé

A Bicafé possui uma gama de produtos para quem é apaixonado por essa bebida. Portanto, não perca tempo e entre no site da marca para conferir as opções, como kits e o Maxi Pack com 30 cápsulas de café.


One Reply to “Esfoliante com café: como fazer e quais são os seus benefícios?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.