Café alivia o estresse, entenda como

O café alivia o estresse, segundo alguns estudos. Sem dúvida, é uma boa notícia para quem ama esta bebida. Ou seja, a maioria dos brasileiros. Então, para entender sobre o tema, continue acompanhando este post.

Cada vez mais pessoas têm sofrido com esse problema. Seja na própria vida pessoal ou profissional. Logo, saber que um simples cafezinho pode ajudar a superar a tensão, é um alívio. Dessa forma, leia e saiba mais.

Estudos revelam que café alivia o estresse

Uma pesquisa em ratos foi feita entre estudiosos brasileiros, americanos e portugueses. Dessa maneira, o resultado a que chegaram é que a cafeína é a responsável por diminuir a tensão.

O teste aconteceu do seguinte modo: esses pequenos roedores tinham que fazer atividades estressantes. Assim, eles se dividiram em dois grupos:

  • O primeiro bebeu água normal;
  • Já o segundo, consumiu água com café.

Depois de algum tempo, os estudos terminaram. Então, os resultados foram avaliados e chegaram a essa conclusão:

  • O primeiro grupo teve elevados níveis de estresse;
  • Já o outro não sofreu nenhuma alteração química no cérebro.

Sintomas do estresse

É normal ficar estressado em certas situações. Por exemplo, prazos de trabalho apertados. Ou ainda dificuldades em se relacionar com os colegas. Portanto, todos esses fatores levam a pessoa a:

  • Ficar deprimida;
  • Ansiosa;
  • Incapaz de tomar decisões;
  • E de pensar com clareza.

Vale destacar, em geral, que esses são os principais sinais. Tanto nos humanos quanto nos animais. 

Como o café alivia o estresse?

Ele é um poderoso estimulante. Pois deixa o indivíduo mais desperto e também ajuda na memória. Dessa forma, tudo indica que a cafeína reduz a tensão.

Isso acontece porque esse componente químico da bebida bloqueia um mecanismo no cérebro. Logo, após essa interrupção, qualquer sinal de estresse deixa de existir. De acordo com o que foi observado nos estudos com ratos.

O que também foi visto nos roedores é que eles estavam normais. Ou seja, não apresentavam qualquer sinal de ansiedade ou depressão. Além disso, a capacidade mental deles melhorou bastante, segundo os pesquisadores.

Tudo isso leva a acreditar que o mesmo possa acontecer com os seres humanos. Afinal, já há indícios de que essa substância estimulante serve como antidepressivo.

O café alivia o estresse graças a cafeína

A missão desses estudiosos é saber o máximo possível sobre os benefícios do café na redução das tensões.

Sabe-se, no entanto, que é a adenosina que gera o estresse. Assim, ela se encaixa nas células cerebrais, daí começam a surgir os sintomas da tensão. Por outro lado, o que também já ficou claro é que a cafeína é a responsável por bloqueá-la.

Café é antiestresse

Todas as pesquisas realizadas foram feitas somente em ratos. Dessa maneira, um estudo ainda precisa ser feito em humanos. Porém, já deu para ter uma ideia das vantagens. Isto é, que o café alivia o estresse.

Quando consumido na quantidade certa, ele é um ótimo aliado na saúde de cada um. Além disso, tomar café com quem se gosta ajuda a relaxar e deixa o dia mais leve. Sem dúvida, não é à toa que o brasileiro é apaixonado por essa bebida.

Para ter momentos mais tranquilos e com menos estresse, sempre tire um tempinho para si. E claro, tenha um cappuccino da Bicafé em casa. Afinal, suas cápsulas possuem um sabor denso e aveludado. Portanto, não deixe de experimentar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *