Uma tradição deliciosa, descubra o que é o café colonial

Para quem não conhece, o café colonial é uma tradição da cultura alemã. Contudo, na região Sul do Brasil é onde ele é mais conhecido. Principalmente, em hotéis e pousadas da cidade de Gramado e Canela.

Esse café é um conjunto de pratos típicos e iguarias diversas. Portanto, é uma ótima ideia reunir a família e degustar de tudo isso. Assim, para saber quais comidas marcam presença na mesa, acompanhe esse artigo.

Confira também como e onde surgiu esse costume. Então, para conhecer mais sobre o tradicional café colonial, continue lendo. Desse modo, descubra tudo sobre o assunto logo a seguir.

Como e onde surgiu?

A tradição teve início na Alemanha, graças aos viajantes. Pois, alguns chegavam tarde da noite em regiões mais afastadas. Portanto, não havia onde parar para comer e descansar da viagem.

Com isso, sem hotéis e restaurantes disponíveis, os colonos os recepcionavam. Dessa forma, ofereciam o que tinham de melhor em suas despensas. Ou seja, comidas típicas alemãs.

Essas iguarias eram bem conhecidas nas festas do interior. Principalmente, nas regiões colonizadas por alemães e italianos. Inclusive, era um costume aos domingos, após a missa, todos se reunirem para comer.

As pessoas se amontoavam no salão da paróquia para dançar. Além disso, claro, provar as delícias feitas pelas mulheres.

O café colonial também foi originado das casas de agricultores de todas as partes do mundo. Dessa forma, ela era uma representação da mesa cheia de cada colono. Pois, antes de iniciar os trabalhos do dia, tomavam um café da manhã bem reforçado.

Em especial, porque o trabalho agrícola era muito pesado e cansativo. Portanto, o café do colono precisava ser bastante farto.

Café colonial no Brasil

Esse tradicional costume da Alemanha junta especiarias culinárias para agradar diversos gostos. Assim, mesmo hoje, muitas famílias se reúnem a fim de manter esse costume e apreciar:

  • Queijos;
  • Café;
  • Pães;
  • Chá;
  • Waffles.

Mas há muito mais, por exemplo: bolos, frutas, lombo de porco, pizzas. Assim, em alguns locais, é possível encontrar as delícias italianas mescladas com as iguarias alemãs. Inclusive, são tantas opções que fica difícil provar tudo em uma única viagem.

Para a sobremesa, são servidas tortas variadas e até mesmo bolo de cerveja. Desse modo, aqui no Brasil, essa tradição se formou na região do Rio Grande do Sul.

Principalmente, por causa da colonização e da forte influência da Alemanha e da Itália. Enfim, em Gramado e Canela, o café colonial é parada obrigatória para os turistas.

Reúna a família e faça um café colono na sua casa

Em sua mesa, o fundamental é ter muitos tipos de comida e bebida. Além disso, tudo deve ficar bem exposto, para que cada um serve a si mesmo. Dessa forma, capriche na variedade, não na quantidade. Então, acompanhe algumas sugestões abaixo:

  • O anfitrião é o café, mas coloque outras bebidas como leite, chá, suco, iogurte;
  • Varie nos tipos de queijo, presunto, mortadela e peito de peru;
  • Pães de milho, francês, integral, bisnaguinha, mini baguete e pão de queijo;
  • Tortas de frango, empadas, croissants, bolo de fubá, chocolate e laranja;
  • Biscoitos, panquecas, waffle, cheesecake, pudim e brigadeiro;
  • Por fim, acompanhamentos como geleias, manteiga, requeijão, patês e frutas.

Uma sugestão é dispor as comidas em fatias e sobre travessas largas e compridas. Dessa forma, sua família pode se servir à vontade e com tranquilidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.