xícara de café

Xícara de café: quais são os diferentes tipos e formatos?

Ao escolher a xícara de café ideal para o seu uso, saiba que dois fatores principais devem ser levados em consideração. Assim, pode-se citar o seu formato e o tipo de material. Então, nesse artigo você ficará conhecendo alguns modelos e suas características.

Qual é o tipo de material usado para produzir uma xícara de café?

Uma xícara de café pode ser feita com materiais como louça, ágata, porcelana, acrílico e vidro térmico. Dessa forma, conhecer os diferentes tipos é essencial, ainda mais quem é apaixonado por essa bebida, a fim de saber qual usar em cada situação.

a imagem ilustra sobre o tema xícara de café
As xícaras pequenas são ideais para saborear um espresso da Bicafé. Imagem de KamranAydinov no Freepik

Louça

As xícaras pequenas e com formato de cone são ideais para beber um delicioso espresso. Embora o modelo com borda mais grossa e redonda seja mais confortável de usar no dia a dia. Entretanto, essa opção é mais difícil de ser encontrada à venda.

Ágata

Essas são xícaras mais simples e que podem ser encontradas em várias opções de cores. No entanto, não preservam bem a temperatura da bebida, devido ao seu tipo de material. Desse modo, é indicado apenas para um cafezinho bem rápido.

Porcelana

Esse tipo de material conserva a temperatura da sua bebida cafeinada por mais tempo. Por isso, indica-se o seu uso ao preparar aquele café da manhã na cama especial. Ou para um domingo em família. Aliás, também é charmosa e acaba sendo um ótimo item decorativo.

Acrílico

O acrílico é uma opção de material mais moderno para uma xícara. Aliás, além de cumprir com o seu intuito básico, ainda serve para complementar a decoração da sua casa. Isso porque, tem um design mais descolado e contemporâneo.

É possível encontrar modelos coloridos ou transparentes, sendo estes últimos a versão típica deste tipo de material. Então, pode-se afirmar que não vai faltar versatilidade no seu cantinho do café.

Pontos positivos da xícara de acrílico

A xícara de acrílico transparente, por exemplo, tem a mesma elegância do vidro. Portanto, tem um brilho atrativo que vai se destacar em seu cantinho. Já os modelos coloridos estão disponíveis em cores como:

  • rosa;
  • azul;
  • vermelho;
  • laranja.

Esse material de xícara para café pode ter uma aparência clássica, arrojada, minimalista ou retrô. Ou seja, combina com qualquer preferência.

Vidro térmico

Uma xícara de vidro térmico de tamanho mediano é uma boa opção para quando você for tomar um café puro. Além disso, ela possui uma boca mais larga e em formato de concha.

Pode-se afirmar ainda que a condução térmica desse modelo também é baixa. Dessa forma, você não corre risco de queimar os lábios com a bebida fumegante.

a imagem ilustra sobre xícara de café
A xícara de base redonda é perfeita para um bom espresso. Imagem de Racool_studio no Freepik

Qual é o formato de xícara de café mais comum?

Uma xícara de café pode ter formato com boca larga, base redonda, em forma de cilindro, cônico, sem aresta ou de parede dupla. Ou seja, há diferentes opções para os verdadeiros amantes da bebida.

Boca larga

Esse tipo de xícara permite que a pessoa sinta o cheiro do café de forma mais marcante. Afinal, depois do sabor, o aroma é a característica mais especial dessa bebida. Com efeito, recipientes de boca estreita, no entanto, limitam esse prazer olfativo.

Quem não tem muito tempo de manhã para tomar um cafezinho, essa é uma boa opção. Pois, as bocas maiores resfriam o líquido mais rápido. Ou seja, a parte de cima da bebida fica mais exposta, enquanto o resto permanece quente por mais tempo.

Com base redonda

A xícara com base redonda é a mais indicada para acompanhar aquele espresso especial. Acima de tudo, devido aos seus ângulos, que são mais suaves. Desse modo, isso influencia no preparo e na apresentação da bebida.

Quando o líquido é derramado dentro da xícara, isso acontece de modo mais harmônico. Dessa maneira, o café fica mais cremoso e claro, saboroso.

Formato cilíndrico

Esse modelo é mais comum, contudo, não combina com todos os tipos de bebidas cafeinadas. Por exemplo, não se adequa bem ao espresso, que acaba sendo mais denso. Assim, ele cai bem com aquele cafezinho rápido do dia a dia.

Cônico

Esse modelo de xícara de café é ideal para apreciar uma bebida mais cremosa. Pode-se citar aqui um cappuccino com ou sem açúcar e até mesmo um mochaccino canela.

O recipiente se caracteriza por ser mais largo em cima e mais estreito no fundo. Portanto, isso permite que se possa apreciar a consistência do creme. Além disso, é possível sentir seu aroma com mais facilidade.

Sem aresta

Um bom recipiente para um café expresso é aquele que não possui vincos. Isso porque, esse aspecto atrapalha a formação da crema. De fato, esse processo é bloqueado com facilidade, mesmo por detalhes pequenos como as arestas.

a imagem ilustra sobre o tema  xícara de café
A xícara de parede dupla permite que você a segure pela alça ou pelo corpo sem queimar as mãos. Imagem de freepik no Freepik

Xícara de parede dupla

A xícara de parede dupla é uma opção mais recente, mas que já conquistou muitos apaixonados pela bebida por sua elegância e modernidade. Isso porque, além de apreciar a beleza do seu cafezinho, ainda pode fazer isso sem queimar as mãos.

Isso é possível, já que o café fica todo na parte de dentro do vidro. Por outro lado, a sua superfície exterior, onde há o contato com as mãos, não se aquece mesmo com o calor da bebida. Portanto, pode-se segurá-la tanto pela alça quanto pelo corpo.

Quantas ml tem uma xícara de café?

A quantidade de ml padrão de uma xícara de café é de 70. No entanto, é possível encontrar algumas com capacidades que variam de 50 a 90 ml. 

Seja para usar como medida em suas receitas ou para escolher a ideal para a sua bebida favorita, é importante se atentar a esse detalhe.

Como usar a xícara de café como parte da sua decoração?

Você pode usar a xícara de café como item decorativo ao deixá-la dentro de uma cristaleira ou sobre um belo aparador. Os modelos com estampas mais neutras ou floridas, inclusive, dão um toque romântico, logo, podem ser usados para um café na cama.

Já um estilo mais clássico para uma decoração com tema de café exige xícaras sem estampas ou com sutis faixas em dourado ou prata. Por outro lado, um cantinho mais retrô pede por estampas de poá e xícaras em tons mais fortes, como o vermelho.

Como é possível notar, elas são muito versáteis e vão além do seu uso básico que é comportar a sua bebida quente favorita. Então, aproveite essas dicas e crie o seu espaço especial para um cafezinho.

Como colocar em ordem as suas xícaras?

Você pode organizar as suas xícaras de diferentes maneiras, de acordo com o seu gosto e estilo de decoração, por exemplo, em:

  • armários de cozinha;
  • cristaleiras;
  • prateleiras;
  • bandejas de servir.

Alguns amantes de café preferem deixar as suas xícaras empilhadas umas sobre as outras. Assim, é possível aproveitar melhor o espaço disponível.

Qual a diferença entre uma xícara de café e de chá?

Há uma diferença mínima entre uma xícara de café e de chá, assim, essa primeira é um pouco menor do que a segunda. Ter essa noção é essencial, a fim de:

  • aproveitar essas bebidas quentes ao máximo;
  • para usar cada conjunto da maneira mais adequada.

Você pode tomar o seu café em recipientes maiores caso prefira. No entanto, para bebidas mais espessas, como um espresso, cappuccino ou um chocolate quente, por exemplo, o ideal é servir em pires e xícaras de tamanhos mais compactos.

Qual a diferença entre uma xícara de café e uma caneca?

A xícara de café é diferente da caneca em vários aspectos. Então, essa primeira é menor, além de ter um formato achatado e acompanha um pires. Já essa segunda, por outro lado, é maior, bem como, é mais comprida também.

Vale adicionar ainda que as canecas são:

  • mais descontraídas;
  • ideais para um café na cama especial.

Já um conjunto de xícara com pires pode ser divertido ou mais sofisticado, de acordo com a ocasião. Por exemplo, se adequa de forma perfeita para decorar uma mesa de café posta.

Investir em um suporte para xícara de café é uma boa opção?

O interessante em investir em um suporte para xícara de café é a chance de otimizar o espaço em sua cozinha ou em seu cantinho de café, por exemplo. Desse modo, as melhores opções são:

  • prateleiras: para organizar as xícaras e os pires em fileiras;
  • ganchos: para pendurar os seus modelos;
  • nichos: servem para exibir as suas xícaras com mais destaque.

Agora que já sabe quais são os principais formatos e materiais, chegou o momento de escolher a sua próxima xícara e assim, tornar ainda mais especial o momento do seu cafezinho.

Para uma bebida saborosa e rica em aroma, opte pelas cápsulas da Bicafé ou os grãos da marca disponíveis em variedades distintas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.